Vitor Pamplona
Crônicas de um cotidiano geek

Controle suas contas com GNUCash

Postado em Aug 8, 2008 por Vitor Pamplona - Editar - História

 GnuCash é um gerenciador de finanças pessoais muito fácil e rápido de usar. Trata-se de uma aplicação baseada em um plano de contas doméstico, que nada mais é do que uma árvore de locais onde se põe e tira valores. Estes locais, chamados de contas, representam fontes de renda, destino de despesas, bens, o dinheiro vivo que o usuário atualmente possui, entre outros. Ao somar estas contas tem-se o total gasto ou recebido durante um período e, com esta informação, pode-se planejar com mais detalhes o gasto mensal e os investimentos familiares.  

Para usar o GNUCash basta ter em mente que todas as suas operações financeiras devem se transformar em transferências entre contas. Exemplo: Ao pagar R$ 20,00 em dinheiro na compra de alimentos num supermercado, cria-se uma transferência entre a conta " Ativos Atuais / Dinheiro na Carteira " e a conta " Despesas / Mercearia ". Ao receber um salário, transfere-se o valor do salário da conta " Receitas / Salário " para a conta " Ativos Atuais / Conta Corrente ".

Estas contas podem ser de 4 tipos:

  1.  Receitas : Este tipo de conta gera dinheiro. Por exemplo, a conta " Salário " é a conta origem de todas as transferências mensais que se faz para uma " Conta Corrente " ou para " Dinheiro na Carteira ". Ao somar tudo que saiu da conta salário, tem-se o valor total recebido da sua empresa até o presente momento. Outras receitas incluem juros de poupança ou investimentos, presentes recebidos, etc. Este tipo de conta nunca é o destino, é sempre a origem da transferência e tende sempre a crescer o seu valor.    
  2. Despesas : Este tipo de conta é sempre o destino de seu gasto. Por exemplo: Despesas com Automóvel, Aluguel, Internet, Saúde, Refeições Fora, etc. Desta forma, ao somar a conta Telefone, por exemplo, pode-se facilmente descobrir o valor gasto em um período neste serviço. Este tipo de conta tende a crescrer, sempre.  
  3. Ativos : São contas que, quando somadas, representam todos os bens que alguém possui. São contas de ativos: Conta corrente, poupança, dinheiro em carteira, o automóvel, a casa própria, terrenos, móveis e eletrodomésticos. Ao comprar um carro, por exemplo, transfere-se o valor do carro para uma conta de Ativo, não para uma de Despesa, pois este, um dia, poderá ser vendido e gerará algum dinheiro. Ao vender um Ativo, uma transferência é feita entre a conta do objeto e uma conta de dinheiro, por exemplo, Conta Corrente. Este tipo de conta tende a zerar, pois todo o dinheiro que entra, pode sair.    
  4. Passivos : São débitos. Contas a pagar que ainda não foram pagas. Hipotecas, Cartão de Crédito, etc. Se alguém te emprestou algum dinheiro, por exemplo, transfira o valor de uma conta passiva com o nome de quem te emprestou para a conta " Ativos / Dinheiro em Carteira ". Para pagar o empréstimo, basta fazer a operação inversa, transferir o dinheiro de " Ativos / Dinheiro em Carteira " para a conta passiva da pessoa. Este lançamento oposto deve zerar a conta, mostrando que você não deve mais nada para ele.

O plano de contas é montado automaticamente para um ambiente doméstico. O usuário deve apenas informar os saldos iniciais de suas contas bancárias e o valor que possui em carteira. Caso já tenha algum empréstimo ou está devendo algum valor é necessário também cadastrá-los. O GnuCash gera relatórios dos mais variados, com gráficos, análises e projeções.

Alguns recursos avançados do GNUCash são: cadastros de clientes, vendedores e funcionários quanto o plano de contas é utilizado para pequenas empresas; possibilidade de trabalhar com várias moedas, e a Integração com a Bovespa para consulta do valor de suas ações on-line.

Para quem tem ubuntu:

apt-get install gnucash 

Para usuários windows, vão no site, baixem e instalem.  

Estou usando o GnuCash há mais de 3 anos e atualmente não gasto nem 5 minutos a cada 2 dias para registrar os lançamentos financeiros. Como é bom ter tudo registrado. Dá para saber exatamente o quanto de dinheiro eu já joguei fora com o aluguel.

Comentários


Existe algum tutorial do GnuCash em português na web?
Caso exista, favor passar o link.


- - vilmar
Postado em Jul 11, 2008 por 201.22.87.169

Você conseguiu descrever o método de partida dobrada do Luca Pacioli (http://en.wikipedia.org/wiki/Double-entry_accounting_system) em um parágrafo:

" Para usar o GNUCash basta ter em mente que todas as suas operações financeiras devem se transformar em transferências entre contas. Exemplo: Ao pagar R$ 20,00 em dinheiro na compra de alimentos num supermercado, cria-se uma transferência entre a conta " Ativos Atuais / Dinheiro na Carteira " e a conta " Despesas / Mercearia ". Ao receber um salário, transfere-se o valor do salário da conta " Receitas / Salário " para a conta " Ativos Atuais / Conta Corrente ". "

Excelente. Obrigado pela indicação.:)

- - Marcos Dell Antonio
Postado em Jul 11, 2008 por 189.34.17.29

Fala Vitor, blz? Cara, parabéns pelo post! Também estou usando o GNUCash (há poucos dias), e já tenho umas dúvidas. Uma delas é sobre onde posso lançar minhas metas. Por exemplo, no software que eu usava anteriormente (que por sinal deixei-o por não aguentar mais seus bugs, que me fizeram perder tudo várias vezes), tinha como eu lançar a meta de um determinado período para uma determinada ' conta ' (no caso do GNUCash), para que eu possa ir controlando minhas contas e metas. Existe isso no GNUCash? Estou ' fuçando ' aqui e até agora não encontrei.

Valeu aí!

- - Paulo Melo
Postado em Jul 11, 2008 por 201.34.223.16

Olá Paulo,

Infelizmente, acho que isso não existe no GNUCash.
Postado em Jul 12, 2008 por Vitor Pamplona

Seu Nome:


Escreva o código existente na figura acima no texto abaixo.