Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Um Monge Executivo

 Livrinho para final de semana: O Monge e o Executivo, por James C. Hunter. Com um texto bem simples e rápido de ler, o livro ensina os princípios básicos da liderança em um conto pra lá de utópico. A maioria das lições eu já conhecia, mas sempre é bom ter uma segunda visão sobre o mesmo tema.

O texto é centrado na regra: liderar é servir, citando semelhanças no comportamento de grandes líderes como Jesus Cristo e Mahatma Gandhi. Assim como o Transformando Suor em Ouro, do Bernardinho, há uma grande discussão em como lidar com egos elevados, o maior inimigo de um grande líder.

No entanto o que mais me fez refletir foi a afirmação: Liderar não é fazer o que as pessoas querem, mas sim o que elas precisam. Apesar de ser óbvio, é extremamente difícil diferenciar vontade e necessidade, ainda mais quando a sua equipe não é um conjunto desordenado de macacos. Decidir o que é melhor para os seus comandados, amigos, pais e para si mesmo requer muito raciocínio e altas viagens. Por exemplo, você pode fazer tudo o que o seu filho quer e deixá-lo feliz, porém, a falta de limites, respeito e disciplina o conduzirá a um futuro imprevisível e, provavelmente, pobre.

Durante o desenvolver da nossa carreira tomamos diversas decisões para o nosso futuro, grande parte delas com alguma influência de outras pessoas. A questão é, você toma esta decisão observando a sua vontade ou a sua necessidade? Pense nisso.

The following pages are talking about "Um Monge Executivo":

Posted in Dec 4, 2008 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

monge executivo reeduca quem realmente axava que ja sabia de todo

- - apolonia

- - Posted in Oct 5, 2009 by 66.110.122.197



- - ivania

- - Posted in Oct 5, 2009 by 66.110.122.197



- - ivania

- - Posted in Oct 5, 2009 by 66.110.122.197

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.