Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Um Mercado de Ações Chamado Blogosfera

 Blog é um diário público online, uma página com comentários pessoais, geralmente com um tema específico, e com entradas classificadas cronologicamente. Não há moderação, influência ou revisão por tercerios. Todo texto disponível representa, descreve e remete ao autor, suas opiniões e seu estado emocional, nada mais.

Há vários tipos de blog. Existem aqueles que contam a vida e as experiências de seus autores, outros que apresentam as novidades, os últimos lançamentos. Há aqueles que reportam notícias, os que publicam tutoriais e how to's e aqueles que fazem pensar e discutem sobre os mais variados temas. Enquanto uns são feitos com a intenção de expor o autor, outros são feitos com a intenção de organizar as idéias do mesmo. Uns buscam publicar o que os leitores querem, outros o que os leitores precisam, e outros que não estão nem aí para os leitores.

Na minha opinião, o blog é a melhor ferramenta do mundo para aqueles que querem aprender, seja lendo ou escrevendo. Digo isso por um único motivo: a opinião está em jogo, dando margem a achismos, exibicionismos, pluralismos e muita análise crítica.

Sempre é bom saber a opinião dos outros. Se você é analista de mercado, você precisa saber o que o mercado está pensando e o que ele vai pensar daqui um tempo. Se você é arquiteto, você precisa saber e analisar as opiniões dos usuários de cada tecnologia, a fim de escolher a melhor agora e daqui a alguns anos. Se você é gerente, pode observar, identificar e montar perfis de vários profissionais, caçando os que mais se identificam com a sua empresa. Se você é artista ou político, pode coletar a opinião de seus fãs e eleitores sem qualquer tipo de filtro. Você não encontrará estas opiniões em qualquer outro tipo de mídia, muito menos em livros. Já diziam os antigos: Todo o conhecimento dos livros não passa de uma pequena fração do conhecimento de um povo.

O conteúdo de um post nem sempre é verdade, nem sempre é o melhor, nem sempre está bem escrito e argumentado, e nem sempre é construido para ser a verdade, o melhor e estar bem escrito. Os leitores de um blog sabem disso, o que faz a maioria ler com uma análise crítica sobre o texto. Praticar a análise crítica é bom para leitores e escritores. Receber críticas construtivas é sempre bom. Organizar as idéias e praticar uma argumentação perfeita é excelente. O que seria do Lula sem o " Eu não sei de nada? ". Certamente ele não seria re-eleito se não tivesse inventado essa argumentação. Temos muitos " Lulas " comentando nos blogs por aí.

Se você adoraria ser o produtor do BigBrother, para poder manipular sutilmente os jogadores, só para ver a reação e o comportamento do público, crie um blog. É engraçado como muitos blogs testam seus leitores (Será que eu sou um deles?). Algumas frases, quase sempre soltas, no meio do texto são os indícios mais claros do teste. Muitos blogs publicam mentiras para ver qual o grau de instrução do seu público, se são tapados e aceitam a mentira ou se são críticos e a rejeitam. Tudo isso pode ser medido facilmente pelo volume de acesso, referências e comentários do post.

Tudo está gravado. Você pode ler, re-ler, contra-ler, pensar, ler novamente, dar uma volta, pensar de novo e depois concluir alguma coisa. Você pode mudar de opinião de uma hora para outra, várias vezes na mesma página, afinal, todos evoluímos. Você pode salvar, guardar e daqui a 25 anos pode ler novamente e pensar: " Que babaca que eu era ".

 Mas, o melhor de tudo é que todos se divertem, não necessáriamente como queriam, mas se divertem. Quantas vezes você ficou irritado pelo que viu num blog ou escreveu no seu? Quantas vezes você já riu dos erros dos outros? Quantas vezes você pensou: " eu sou melhor que esse cara ", ou " nesse tema, esse cara viaja muito ", " meu, ele não sabe o que está falando ". Quantas vezes você já perdeu o sono por causa de um blog? E por aí vai.

Blogs são blogs. Um jogo de gato e rato muito mais inteligente e engenhoso. A visão nerd de um mercado de ações, especulativo, lucrativo, divertido e apaixonante.

Abaixo uma excelente palestra sobre a nova era da informação.

 

 

Posted in Jun 20, 2008 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Então você é uma ação de alto risco, muito alto:)

Belo post.

- - Christiano

- - Posted in Jan 27, 2008 by 189.27.241.225

Não entendi patavinas a relação de blog com o mercado de ações.
Se você for investir seu dinheiro usando o sentimento, cuidado. Vai ganhar várias vezes, mas vai acaber perdendo o dobro!

- - Jamil

- - Posted in Jan 28, 2008 by 200.198.212.195

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.