Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Poder do Rádio

Nunca fui muito fã de rádio. A baixa qualidade da transmissão, as repetições constantes das TOP 10 músicas e a falta de informação interessante para um Geek, fizeram com que eu perdesse o interesse por este tipo de mídia.

Sempre preferi ler as notícias na internet, na qual posso escolher quais e quando ler. No entanto, neste início de semana me toquei que eu estava levando cerca de 1,5 horas diárias para me manter atualizado com as notícias mundanas. Um tempo precioso, muito precioso. Além do mais, estas 1,5 horas estavam sendo gastas na frente do computador, na internet, mais uma vez (ultimamente tenho tentado me afastar dele nas horas vagas para tentar aumentar a produtividade durante as horas de trabalho).

Pensei durante horas em uma forma de condensar este tempo. Considerei até em criar profissionalmente um site e um jornal (de papel mesmo) de notícias diretas e bem densas atualizado SOMENTE a cada 24 horas. Algo que demorasse apenas 5 minutos para ler o que antes levaria algumas horas (esse negócio ia dar um belo lucro). Pensei em sites como o Google News, mas eles são vagos demais e, normalmente, as notícias ali não me interessam muito. Imaginei em agregar as notícias por RSS, mas como escolher as melhores? Pensei em ler apenas os itens compartilhados dos meus amigos do Google Reader, mas ali são só Geeks, a informação que busco é um pouco mais mundana. Foi aí que olhei para o lado, vi o meu despertador e pensei: " E se eu já acordasse ouvindo as notícias? "

Eu levo cerca de 35 minutos para acordar, tomar o café da manhã, um banho, me vestir e sair de casa. Obviamente, minha mente está sendo sub-utilizada nestes 35 minutos, além de ainda estar em câmera lenta. Perfeito. Se eu achar uma forma de ouvir as notícias que me interessam eu poderia economizar aquelas outras 1,5 horas que gasto por dia. Mas como? Como um bom geek, procurei alguns programas e sites que contivessem notícias em áudio. Nenhum bom. Sequer regular. Aparentemente as empresas de mídia tem dificuldade em ganhar dinheiro com esta feature. Os únicos sites bons, na verdade, eram sites de rádios que possuíam um live stream. Sites estes que o meu preconceito me fazia desconsiderar de cara.

Já meio desiludido com a idéia, parti para a apelação psicológica. Se eu não posso acordar ouvindo as notícias, então vou tentar acordar a mil por hora e pular a etapa do câmera lenta. Configurei o meu rádio relógio para despertar com músicas agitadas. Como meu rádio relógio é dos mais simples (só tem rádio), não tive outra escolha a não ser despertar ouvido uma FM bem " Uhuul "! Ou, pelo menos a meia noite as músicas estavam bem legais para o objetivo.

Pulei no outro dia com um cara falando que atualmente fazia 10 graus em Porto Alegre, com máxima de 22 graus e que não tinha previsão de chuva no dia. Minha reação foi: " Que merda... nem concluir meu experimento eu consigo ". Mas não era hora para lamentações, já que eu estou na merda vou me divertir, deixei o rádio ligado enquanto me arrumava. Em 25 minutos eu sabia tudo sobre o caso Nardoni, sobre o caso Ronaldo, sobre aquele maldito Dossiê da ministra, sobre o futebol, a preparação para as olimpíadas e sobre as eleições. De quebra, fiquei sabendo dos eventos do dia em porto alegre, de algumas chamadas para concursos e, até mesmo, que saíram alguns editais do governo para mestrandos e doutorandos (pode isso?). Além disso, sem saber me vesti para um dia frio e sem chuva, conforme o rádio anunciou quando acordei. O mais interessante é que o locutor da rádio leu apenas as notícias dos jornais tradicionais de Porto Alegre, de uma forma densa e prática, que era a minha idéia profissional, mas em versão de áudio.

Somente indo para a UFRGS que eu me toquei. Sem querer, resolvi o meu problema. De uma maneira muito boa por sinal, pois além das notícias " globais " acabo sabendo um pouco sobre os eventos de Porto Alegre, que eu não buscava na internet.

Hoje foi o terceiro dia que economizei 45 minutos. Não, ganho mais do que isso, porque sabe aqueles: " Ah... só mais 20 minutinhos aqui, daí eu levanto ". Eles não existem mais. Quando eu acordo, o rádio me faz ter a sensação que todo mundo já está trabalhando e que eu já estou atrasado. Isso elimina o tempo de câmera lenta e faz com que eu chegue na UFRGS já pensando nas soluções para os problemas do dia. Salve, salve James Clerk Maxwell, Henrich Rudolph Hertz, Guglielmo Marconi, Landel de Moura entre tantos outros.

PS: Este post me fez lembra a série " O preço da modernidade " do Vínícius (parte 1, parte 2, parte 3), a foto ao lado, que o mesmo mostrou recentemente no blog, um certo livro, e aquele célebre princípio: Keep It Simple, Stupid

Posted in Jan 24, 2009 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Eu odeio todas essas rádios! Só escuto rádio no carro e mesmo assim quando eu esqueço o cabo do meu iphone!
Já passei pelo mesmo problema de ficar horas lendo notícias e simplesmente desisti! Hoje em dia eu me atualizo muito mais pela fofoca alheia!
O único jornal que eu assisto é o Jornal da Globo pois normalmente ele começa quando eu estou pensando na possibilidade de ir dormir.

[] ' s

- - Tapajós

- - Posted in May 9, 2008 by 201.29.239.2

Mermão...

Mas que vontade é essa de preencher cada segundo do dia? As vezes é bom ficar sem fazer coisa alguma também. Nada, mas nada mesmo. Sobre rss e noticias, o que eu fiz foi limitar drasticamente o numero de fontes nos meus feeds. Sinceramente, eu não preciso ler 65406321 feeds para me manter atualizado.

Faça o teste: aquelas fontes das quais você lê apenas o título, remova. Simples assim.

- - Marcos Silva Pereira

- - Posted in May 11, 2008 by 189.70.6.128

Cuidado cara, você vai acabar ficando doente.....

- - Eu

- - Posted in May 12, 2008 by 200.198.212.195

Esse é o Alemão uahuahuahua!!! Muito bom.

Abraço,

PS: Ele não vai ficar doente... ele é doente... = ppp

- - Giovane Kuhn

- - Posted in May 12, 2008 by 200.180.18.42

oi ti acho um gatinho ti amo beijos de juliana

- - juliana gatia

- - Posted in Jan 24, 2009 by 189.81.236.57



- - savio

- - Posted in Apr 30, 2009 by 189.82.25.143

Eu amo ouvir rádio. É um meio de comunicação que chega à todos, você pode ouvir no trabalho e enquanto realiza outras tarefas e não tem que destinar um tempo total para ele, como é o caso de TV. Eu não conheço ninguém que assiste à TV e arruma casa ao mesmo tempo, por exemplo.

- - Tatiana Santos

- - Posted in Mar 29, 2011 by 189.107.201.19

Eu amo ouvir rádio. É um meio de comunicação que chega à todos, você pode ouvir no trabalho e enquanto realiza outras tarefas e não tem que destinar um tempo total para ele, como é o caso de TV. Eu não conheço ninguém que assiste à TV e arruma casa ao mesmo tempo, por exemplo.

- - Tatiana Santos

- - Posted in Mar 29, 2011 by 189.107.201.19

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.