Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Netbeans é feio

 Não é de hoje. A Sun continua mantendo a tradicional incompetência para projetar interfaces úteis e rápidas. Fato que é claramente percebido quando se observa as interfaces do Netbeans e os LookAndFeels do Swing, que estão longe de serem bons. Atualmente, posso dizer que qualquer sistema para construção de GUIs é melhor, mais fácil, mais bonito e mais rápido que o Swing, mesmo com as melhorias do Matisse no Netbeans. A diferença é visível e não é pouca. Vide: GTK, Qt, WxWidgets, SWT, etc.

Para começar, vou falar de performance. O editor código do Netbeans 6, é lento, mas lento! E olha que visto que o desenvolvimento do Netbeans é guiado pela Sun, eu imagino que os desenvolvedores tenham um certo conhecimento sobre Swing. A diferença entre editar um código java, html, properties no Netbeans e no Eclipse é um absurdo. Até para abrir os arquivos o Netbeans demora. Comparado com o MonoDevelop, por exemplo, Netbeans e Eclipse perdem feio. Pontos que notei uma demora excessiva e alto processamento, chegando até a dar umas travadinhas na digitação:

  • Ao pedir o Code Completion
  • Ao abrir qualquer arquivo
  • Ao pedir um " Auto Import "
  • Ao abrir a janela de configurações do Netbeans
  • Ao abrir a janela de propriedades

E eu ainda quero descobrir por que um desenvolvimento de aplicação J2EE tem tanto processamento ao clicar em run. Mas agora eu entendo porque todo mundo ainda fala que java é lento. Com um exemplo como o Netbeans, não dá para esperar outra opinião. Juro que ontem fique procurando por um modo de identificar e desabilitar tanto processamento da IDE. Trabalho em vão.

 Falando sobre telas visualmente agradáveis, a situação piora. O LookAndFeel default Swing é um exemplo de como você pode perder espaço para efeitos de desktop. A Figura ao lado mostra bem o problema. O LookAndFeel ocupa tanto espaço que o editor fica encolhido, desmerecido. Além disso o excesso de cores tira o foco do desenvolvedor. Aquele grid abaixo é horrível e lento. Sei lá, as coisas não combinam, as vezes são flat, as vezes 3D, as vezes preto e branco, as vezes colorido, é tudo grosso, como se fosse feito a machado. Para quem está usando o Netbeans 6, repare no tamanho das tabs (se é que se pode chamar assim) ao abrir vários arquivos, ou no textbox horrível que aparece no meio do TreeView quando se renomeia um arquivo.

Mais uma vez, defendo que o LookAndFeel do Java deve utilizar o rendering do controlador de janelas ativo no sistema operacional. Algo como o SWT faz, por exemplo. Ou algo como o WxWidgets: se estou em um Gnome, use GTK, se estou num KDE, use Qt, se estou no Windows use WindowsForms ou qualquer outra coisa que a Microsoft criar. Resolveria os dois problemas (performance e visual agradável) com uma especificação só. A razão é simples, se eu uso um tema, eu gosto do visual dele e da performance dele. Independente se é bom ou ruim, eu quero que todas as minhas aplicações utilizem o tema. No meu caso, uso um GTK (Gnome) modificado para o máximo de performance, e a minha máquina é um dual core com 2GB de ram, imagine se eu tivesse num Athlon XP.

Eu até falaria bem do Netbeans, mas não consigo. Ele precisa ser muito mais clean para eu começar a gostar dele. Por fim, dois detalhes que são incompreensíveis:

  • Que diabos é aquele editor de arquivos properties? Não é mais fácil e rápido abrir o arquivo txt? Não precisa nem de " corzinhas ".
  • Por que os ícones são tão grandes? Tem algum cego aí? Aparentemente querem mostrar o trabalho dos artistas.

A Sun sempre teve problemas na construção de interfaces. Ela nunca foi muito boa nisso. Quando resolverem transformar o Netbeans em algo prático, eu falarei bem dele. Netbeans pode melhorar? Claro que pode. Mas para isso acontecer é necessário ter alguém pensando na interface, pensando no usuário e não na arquitetura. A Sun tem gente muito boa para criar excelentes arquiteturas, mas tem deficiência na hora de pensar no usuário, nota-se pelo Swing.

PS: Depois de entrar para o grupo de computação gráfica eu me tornei bem chato no quesito interface com o usuário.

The following pages are talking about "Netbeans é feio":

Posted in Jan 17, 2009 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Voce poderia ao invez de criticar ferrenhamente, coisa que vc sempre faz, Entrar para o projeto Netbeans e ajuda-los a melhorar.

Voce poderia tomar uma atitude com mais cara de comunidade que é o que vc sempre prega...

Mim acha que vc deve segurar mais sua onda e pensar muito antes de usar palavras como incompetencia. Tem muita gente séria e boa trabalhando no projeto do NetBeans.

- - NetBeansDenfender

- - Posted in Feb 23, 2008 by 201.47.73.34

Justamente NetBeansDenfender,

Só que ao invés de entrar para o NetBeans, se ele continuar assim, prefiro entrar para a Eclipse Foundation ou para a MonoDevelop, mas, sinceramente, já tenho os meus projetos para trabalhar.

Ah, e ter gente boa não garante um bom produto.

[] s

- - Posted in Feb 23, 2008 by Vitor Pamplona

Fala aí Vitor, blz?

Concordo que algumas coisas precisam de melhora, como todas as ferramentas mas, percebi que algumas das coisas que vc reclamou é por falta de conhecimento na ferramenta e / ou configuração. Por exemplo, o espaço pro editor: qual é a resolução que vc está usando? Me desculpe, mas pareceu 640X480... E vc ainda diminui a janela... Aí nem o gedit tem espaço. Sobre os ícones grandes, click com o botão direito na barra de ferramentas e check " Small Toolbar Icons ". Com isso eles vão ficar menores. Agora sobre o uso de memória, aproveita que vc tem uma máquina parruda e dá uma bombada nele com essas dicas: http://www.go-java.com/blog/2007/10/25/1193339444303.html

Outra coisa que pode afetar a performance: vc instalou a versão full? Se sim, pode ter certeza que vai cair a performance pois, tem muita coisa!!

Sobre o Swing, não concordo não cara...) -: Acho que o Swing está chegando numa maturidade muito boa e voltar atrás (ser como SWT) não é uma boa, visto que " poucos " usam...

Sei que vc gosta de fazer as coisas na mão, mas o NetBeans é uma ferramenta boa...

Abração!

- - Paulo Melo

- - Posted in Feb 23, 2008 by 189.10.3.13

Olá Paulo,

O Screenshot não é meu. Busquei um no google que mostrasse o que eu queria dizer, mas acho que usei a imagem errada. A imagem era para mostrar o volume de espaço sem informação, exemplo: espaços entre os botões da toolbar. Sobre a resolução, estou usando 1280x1024 e o espaço de trabalho do Netbeans é cerca de 30 % menor que o do Eclipse. É como se eu colocasse o tamanho da fonte do meu Gnome para 13 ou 14.

Instalei a versão para J2EE. E precisei fazer algumas daquelas otimizações que você relatou, porque estava faltando memória.

Bom, se você considera como fazer as coisas na mão, editar um arquivo properties com um editor normal, sim eu ainda gosto. Na verdade acho que nunca vou gostar de outra forma de edição. Coisas simples merecem editores simples.

Depois de dar uma boa olhada no Qt e no SWT, acho que não volto mais para o Swing. As coisas podem ser muito mais simples e bonitas do que parecem.

[] s

- - Posted in Feb 23, 2008 by Vitor Pamplona

Caro Vitor,

Você lê o Adam Bien? http://www.adam-bien.com/roller

O cara gosta mais de NetBeans do que de batata-frita. E tem alguns bons argumentos sobre o porque do NetBeans ser uma boa IDE.

Ainda assim prefiro o Eclipse com minha meia dúzia de plugins...

[] s,
AC

- - Antonio Carlos de Souza

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.157.150.3

Olá Antonio,

Não conhecia ele não, mas aquele site dele me fez entender qual é a do cara.:)

[] s

- - Posted in Feb 23, 2008 by Vitor Pamplona

Não percebi, a crítica é ao Swing, ao Netbeans ou ao Java em si? Para mim o Netbeans é bonito;)

- - 399

- - Posted in Feb 23, 2008 by 89.155.98.56

A todos eles:)

- - Posted in Feb 23, 2008 by Vitor Pamplona

Por mim o Netbeans tem resolvido meus problemas a anos. E a melhoria apresentada no ambiente é significativo desde comecei a usá-lo.
Quanto ao Eclipse, eu cheguei a testar, e realmente é mais leve, porém como programa em J2EE, considerei o ambiente do Netbeans mais completo, sem precisar instalar vários plugins, e mantê-los atualizado.

www.tecnoclasta.com

- - Prof. Luís Eduardo

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.144.75.5

" Não é de hoje. A Sun continua mantendo a tradicional incompetência para projetar interfaces úteis e rápidas... "

Vc é o " cara " mesmo. Falar que a Sun é incompetente!!!

Qual é sua solução para resolver o problema deles? Note que para vc resolver, tem que levar em conta todo o processo evolutivo.

T +

- - Fábio Vendramin Guimarães

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.146.106.188

A Sun sempre teve problemas na construção de interfaces. Ela nunca foi muito boa nisso.

O Netbeans pode melhorar? Claro que pode. Mas para isso acontecer é necessário ter alguém pensando na interface, pensando no usuário e não na arquitetura. A Sun tem gente muito boa para criar excelentes arquiteturas, mas tem deficiência na hora de pensar no usuário, nota-se pelo Swing.

[] s

- - Posted in Feb 23, 2008 by Vitor Pamplona

Concordo com você em sua critica sobre as interfaces grandes e poluídas. Isso não é exclusivamente um problema do netbeans é um problema comum na esfera opensource. Muitos programas open que saem por ai são feitos com design e usabilidades horríveis. Isso provavelmente é devido a origem dos mesmos: Programadores. Afinal projetos opensources saem da cabeça de um programador e estes... bom... estes não sabem ou ligam para o que é funcional e bonito. Basta vermos quem acaba de se formar na área: costumam fazer aqueles programas na faculdade com botões enormes ocupando a tela toda.
O Linux passou um mal bocado nesta área no começo da era desktop. Felizmente já passou essa faze no Linux agora o KDE esta clean. O Gnome esta muito limpo. (ex: Ubuntu que tem um desktop elegantíssimo) e muitos outros programas foram reformulados graças ao apelo e conscientização da comunidade programadora que Designers são úteis e bons.

- - Fábio

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.100.220.59

O Site que o cara posto ai para ver as razões esta como:
Error 404

- - edipo

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.102.96.176

É estranho um cara que se diz competente dizer argumentos que primeiro que Swing não é do NetBeans e sim uma opção de desenvolvimento do java, outra coisa alguns detalhes que vc citou se vc realmente utiliza-se o NetBeans no dia a dia vc saberia como fazer antes de sair criticando.
Outro ponto NetBeans é um concorrente (opção) além do Eclipse então para quem desenvolve em Java ou agora Ruby por exemplo se ambas evoluirem então estaremos ganhando com isto, certo?
Tem alguns detalhes como a nova especificacao do swing que esta sendo aprovada que irá melhorar muito alguns detalhes no desenvolvimento e no dia a dia e Swing a principal vantagem que vc não levou em sua " critica " é portabilidade, então até o momento existem alguns pontos negativos como performance por exemplo, porém dentre as outras GUI que vc sitou existe alguma que rode perfeitamente entre diversos SO sem alterar qualquer linha de código???
Bem vou parar por aqui concordo com algumas coisas que vc citou mas criticas não construtivas sem base ou fundamentos pra mim tem que ser rebatidas.


- - Tuba

- - Posted in Feb 23, 2008 by 201.63.222.179

Oi Tuba,

Eu não disse que Swing é do Netbeans, mas sim que o Netbeans usa Swing. E eu uso netbeans em um projeto, mas não quer dizer que eu esteja feliz com ele.

Sobre o teu outro ponto, óbvio, se ambas evoluirem todos ganhamos e é isso que eu quero, que o Netbeans evolua na sua interação com o usuário.

Todos os projetos que eu citei rodam em qualquer SO, basta ver na página deles.

Nenhuma crítica minha foi sem fundamento.

[] s

- - Posted in Feb 23, 2008 by Vitor Pamplona

Esse cara agora está envolvido com Mono, tentando implementar as porcarias da Microsoft (diga-se XNA) com a ajuda do Mono. Entendam, ele está se sentindo sozinho desenvolvendo pra Mono e deseja alencar mentes para o lado dele.

Não tenho nada contra uma pessoa desenvolver em Mono (eu até faço isso). Mas o cara criticar por criticar (sem fundamentos técnicos ou científicos), a Internet está cheia. Não deixem se levar por esses pseudo-artigos, só servem para desinformar.

Fui duro, mas sincero.












- - Gil

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.255.106.132

Nossa, " está se sentindo sozinho devenvolvendo para Mono ", ham? E eu não tenho argumentos científicos para criticar... hehehe

- - Posted in Feb 23, 2008 by Vitor Pamplona

Acho que não precisa de argumentos científicos. Basta instalar!
E olhe que meu notebook é um HP Turion 64 X2 com 2 GB de RAM

Ponto de destaque para (também é minha opinião):
" Mais uma vez, defendo que o LookAndFeel do Java deve utilizar o rendering do controlador de janelas ativo no sistema operacional. Algo como o SWT faz, por exemplo. "

NetBeansDenfender
Acredito que um estudo sobre português seria muito interessante para ti, em especial entender o significado de palavras como " incopetente ". Incopetente não é o cara que faz algo mal feito é o cara que não sabe como fazer algo.
Um programador é incopetente para operar um paciente.
Um jogador de futebol é incopetente para prescrever um remédio.
É claro que se ambos estudarem vão deixar de ser incopetentes, mas até lá são.

Pelos seus comentários não me admira utilizar um nick " NetBeansDenfender " que tal mudar para " EvolutionDefender " e reconhecer que qualquer ferramenta pode melhorar e só melhora depois que alguém " chuta o balde "?

Paulo Melo

Não acredita que o Swing pode ser mantido como está mas que com a sujestão proposta que grifei acima, ele poderia se tornar mais rápido?

Fábio Vendramin Guimarães

Fábio, não acredito que toda a crítica deva trazer consigo uma solução, prefiro vê-la muito mais como um alerta de que algo não vai bem.

Tuba,

Até onde vi, o problema que o Vitor citou foi unicamente performance, dizendo que não existe nada tão super ultra mega power na aparência que diferencie tanto assim das outras.


Gil,

Você chamou o artigo do cara de " pseudo-artigo ", ou seja, criticou sem base e nem fundamento, portanto sua crítica serve para você também.

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.249.245.131

Puts, nem assinei o post acima: $

- -
Shander

- - Shander

- - Posted in Feb 23, 2008 by 200.249.245.131

é isso aí pamplona, você tem que usar vi e javac!

- - Jaques

- - Posted in Feb 26, 2008 by 189.7.6.124

Po Vitor,
Eu sou amigo seu também, mas não gostei muito de ver vc dizendo que o Netbeans é feio.
Sou novato em desenvolvimento Java, mas dentre todas as ferramentas que eu ja vi, a minha preferida é o NetBeans. Gosto dele porque as coisas são mais fáceis de se achar, acho que ele é bastante intuitivo, bom para cativar os novatos.
E também sempre gostei muito dos produtos da Sun.

Além do mais, nunca reclamarei de uma ferramenta gratuita, que eu mesmo decidi baixar e usar. Caso eu não goste, pegarei outra melhor e pronto. Ninguem precisa saber disso.

- - Samuel Deschamps

- - Posted in Feb 27, 2008 by 200.175.53.90

Feio é o tempo perdido com a leitura " dessa coisa " que vc escreveu.
Se vc tem " raivinha " do Netbeans use o Eclipse ou o Notepad e escreva bem sobre eles, ao invés de ter ataque na frente do computador e escrever asneira.



- - The Only IDE

- - Posted in Apr 2, 2008 by 200.203.65.49

Não tenho certeza, mas eu acho que o NetBeans 5.5 usava aquele LookAndFeel Metal, era bom. No 6, eu instalei e ele veio usando o GTK (quando no Ubuntu). Eu não curti muito, as abas ficaram monstruosas mesmo. Mas aí eu só troquei pra Metal de novo, na inicialização do NetBeans, ficou bem melhor. Tu já usou assim? Dê uma olhada, de repente resolve teu problema.

- - Wagner F. Mezaroba

- - Posted in Apr 20, 2008 by 189.28.183.122

E o eclipse é um BUG só.
É tudo um lixo.

- - HAAAAAAA

- - Posted in Jun 3, 2008 by 200.179.65.3

Clique com o botao direito do mouse sobre a barra de ferramentas do Netbeans e marque a opcao " Icones pequenos... ". Assim se resolve o problema do tamanho dos icones. Eh dificil, mas com garra e superacao voce consegue!

- - Lisangelo

- - Posted in Jul 2, 2008 by 201.22.234.243

Lisangelo,

O problema não é com o tamanho dos ícones, é com o espaçamento entre eles.

- - Vitor Pamplona

- - Posted in Jul 2, 2008 by 143.54.13.190

Mas é uma bixa loca mesmo

- - kkkkkkkk

- - Posted in Jul 13, 2008 by 201.15.142.152

Tu eh um merda!

Nao sabe do que ta falando.
Deve ser um estagiário que vc ouviu falando nos elevador e achou que era certo. ahieuaae



- - Marcus

- - Posted in Aug 14, 2008 by 200.157.149.62

Bah, tem um cara com quase o mesmo nome que eu xingando aqui.
Como o comentário é razoavelmente recente, estou respondendo aqui pra que fique claro que não sou eu! Afinal, pra mim Java é lento e usa muita memória, sim: - p
Tô achando que é culpa do Swing mesmo. O Eclipse usa SWT e todo mundo adora...: - o

- - Marcus Aurelius

- - Posted in Aug 22, 2008 by 200.198.144.67

Cara!!!

Quando se fala em beleza e portabilidade eu prefiro o swing.


- - Jorge Menezes

- - Posted in Oct 22, 2008 by 201.43.93.18

Olá Vitor,

Estou começando a desenvolver em Swing e, infelizmente, tenho que concordar com a maioria das opiniões da sua matéria. Infelizmente ainda existe gente que prefere simplesmente criticar do que parar e pensar primeiro. Achei este trabalho (embora pareça que existam muitas opiniões em contrário) muito produtivo pois, gosto de Java, gosto de Swing e gosto do Eclipse. Pelo que pude ver e testar, tanto o Swing quanto o Eclipse ou o NetBeans ainda precisam melhorar muito quando se trata de interface.

Chega a ser logico que uma interface " ruim " para alguns, possa ser excelente para outros. Ou então simplesmente não haveria motivo para existirem diferentes softwares para executar as mesmas tarefas.

O que não concordo, de maneira alguma, é o programador (de C / C + +, Java, Ruby, Pearl, Cobol, Shell Script, Assembly, e sei-lá-mais-o-quê...) simplesmente assumir a postura de " Minha linguagem é a melhor ", fechar os olhos completamente para os problemas que ela ainda tem, e ainda se prestar ao serviço de brigar e xingar quando alguém simplesmente diz " Isso e aquilo pode melhorar ".

Abraços a todos.



- - Alexandre

- - Posted in Nov 14, 2008 by 200.189.117.10

Vítor,

Sou programador C #, lá tb n tem muita blz (nativa), mas tem ótimos componentes de terceiros. Mas então, a pouco tempo resolvi aprender Java, cara o Matisse eh de dar raiva, n sei se o mal tá mal configurado, mas mesmo no Windows e no Ubuntu acontece de, eu redimensionar um campo e o outro ser alterado.. as vezes os dois e perco um tempo desgraçado soh pra alinhar os campos da forma q eu quero. Sobre a lentidão dele, nem me importo, mas o fato de dificultar é f... E em relação a visual, realmente, peca um tikin.
Ainda assim eu gostei no NetBeans, como meu interesse é desenvolver para desktops, ele foi a melhor IDE q achei para Java. Mas, dah pra começar sem muita dificuldade no Qt com Java? Alguma dica?



- - Arilson

- - Posted in Dec 4, 2008 by 189.105.45.222

Mas quanta frescura!

- - Marlos

- - Posted in Jan 27, 2009 by 201.11.159.5

Caro Vitor,

Netbeans é lento? Coloca mais memória, hehehe!
O problema do Netbeans é que a Sun quer englobar todo tipo de linguagem de programação na mesma IDE, o que acaba tornando-o muito lento.
Mas vamos falar a verdade... o Netbeans ainda é a ferramenta que melhor me auxilia no meu trabalho.
Outra coisa... com relação aos LookAndFeel's, é possível vc criar um customizado, podendo ter a cara que vc quiser.



- - Eliangela

- - Posted in Feb 14, 2009 by 189.26.83.58

Oi Vitor,
quando comecei a programar em java, a 3 anos atrás, pesquisei qual melhor IDE, uns mim aconselhavam netbeans e outros eclipse. Aí então decidi experimentar as duas... tive nem dúvida, desinstalei o netbeans rapidamente, e sempre usei o eclipse. Atualmente estou aprendendo ruby on rails, aí novamente a dúvida... qual melhor IDE? eheheh, indicaram aptana e netbeans. Instalei o netbeans, somente para RoR, e novamente quase morro do coração de raiva, tudo demora, até para abrir um arquivo. Vou testar agora o aptana, e espero que seja uma IDE mais saudável p / o meu coração. E olha que meu pc não é nenhuma carroça: p4, 1gb de ram.
FLW!!

- - Antonio Alves

- - Posted in Apr 12, 2009 by 189.82.232.205

Oi Antonio,

De fato, ainda não conheço uma boa IDE para Rails.: S

Acho que a melhor IDE para rails é o Netbeans mesmo. O Aptana tem uns bugs insuportáveis e é muito grande, extremamente lenta.

- - Vitor Pamplona

- - Posted in Apr 13, 2009 by 143.54.13.191

Ainda ta nessa de que o netbeans e muito mais lento que o eclipse,
que discursão besta, realmente o netbeans era muito mais lento mesmo mas agora ja nao e mais assim. Outro coisa tenta instalar no eclipse todos os plugins que vem instados no netbeans, vai ficar lento do mesmo jeito. O editor de javascript o eclipse é uma merda, nao consegue auto-completar, o eclipse nao consegue debugar JSP nem javascript e tudo isso o netbeans faz com eficiencia na minha opnião oq o eclipse tem q ganha disparado do netbeans e o debug e o plugin do CVS. Mas fora isso nao tem nada de tao diferente mais nao. Desabilita os plugns do netbeans q vc nao usa, vai ver q fica quase a mesma coisa do eclipse.

Falou.

- - Rodrigo

- - Posted in Aug 23, 2009 by 189.123.30.201

ae cara... o tema é que o Netbeans é feio... concordo... mas falar sobre processamento e lentidão gera assunto para outro tema acho que vocÊ É UM bom profissional mas tb lhe falta seguir o tema acima referido, ou seja não se pode ser perfeito em tudo amigo abraços.

- - dario

- - Posted in Oct 1, 2009 by 189.111.100.89

ae cara... o tema é que o Netbeans é feio... concordo... mas falar sobre processamento e lentidão gera assunto para outro tema acho que vocÊ É UM bom profissional mas tb lhe falta seguir o tema acima referido, ou seja não se pode ser perfeito em tudo amigo abraços.

- - dario

- - Posted in Oct 1, 2009 by 189.111.100.89

Caras, vc são sistematicos.Dei uma lida em todos os argumentos que fizeram e olha, quase vc fizeram eu desistir de aprender java através de Netbeans...

vamos fazer uma coisa... vamos sugerir o que melhor atendendo as necessidades de todos. principalmente dos que estão iniciando como eu. se continuar dessa forma a linguagem vai morrer e desaparecer como ja aconteceu com várias outras... exemplos linguagem Clipper não houve mais falar o eu estou enganado.

Abraço a todos, e que Deus abençoe nossas mentes.


- - Regis

- - Posted in Jan 13, 2010 by 200.204.180.167

oim eu quero o que é feio

- - dona betania

- - Posted in May 10, 2010 by 200.253.110.6

Cara, vc está com a variavel de ambiente classpath corretamente instalada aqui, no arch linux o netbeans tava muito lerdo, mas quando instalei o classpath melhorou bastante.

- - Danilo

- - Posted in Jun 3, 2010 by 189.106.19.28

putz, ressucitei isso, nem tinha lido a data, foi mal.

- - Danilo

- - Posted in Jun 3, 2010 by 189.106.19.28

Concordo com o cara que disse " Tu é um merda "

menino se manca, num é pq podemos falar livremente na net que devemos falar merda.
Já te vi em vários foruns.... sempre soltando um pum pela boca.... DA A MÃO MOLEQUE!!

- - Mister

- - Posted in Aug 4, 2010 by 201.47.188.2

Concordo plenamente com o autor. Existem desenvolvedores que preferem editar um código no Dreamweaver do que ter que utilizar o Netbeans.

Mas eu não acho que o problema seja da SUN, visto que o Eclipse também não é lá essas coisas em na sua GUI.

Acho que o problema está com o JAVA ou com os desenvolvedores JAVA. Não consigo lembrar de 1 aplicativo com GUI feito em JAVA que seja melhor do seus concorrentes em C, C + +, Python e etc.

- - Reinaldo Deprera

- - Posted in Mar 12, 2011 by 201.95.45.106

Concordo com o autor...

se fala tanto de JAVA mas na hora de se fazer algo bom e bonito perde pra tudo... eu vou desistir de tentar aprender o JAVA a coisa não anda pra frente de jeito algum...

- - Clebe

- - Posted in Aug 4, 2011 by 187.4.193.148

Cara esse cara não sabem nada do que falam!! rsrsrsrsr

- - Estudande

- - Posted in Sep 24, 2011 by 201.14.97.82

Concordo em parte...

Estamos em 03/01/2012 e hoje posso dizer que o Netbeans é uma ótima opção para criar interfaces em java. Comparar o Mono com o Netbeans acho " puta falta de sacanagem ", vai tentar fazer alguma coisa em Mono instalando ele do Zero no Linux (não vale Ubuntu) por exemplo, é contar com a sorte e instalar dependências do GTK e QT e esperar que elas funcionem de " primeira " é abusar da sorte, as versões antigas dos Gerênciadores de interfaces não são muito compatíveis com as novas, sua aplicação pode simplesmente " dar pau " por causa da versão do GTK ou por causa da versão de alguma dependência do GTK e isso acontece MUITO no Linux ter que mudar de S.O para poder rodar um programa é um saco, ou ficar criando links simbólicos porque a dependência tem o nome " lib.xyz.so " mas na minha versão do linux ela se chama " lib-xyz.so ". É um inferno....

Problemas à parte nesse ponto o SWING se sai muito bem, tendo como dependência a maquina virtual.

E o GTK é elegante HOJE! Mas era FEIOSO pra cacete. Quanto a performance, GTK e QT são muito rápidos.

O único problema atual do swing é as fonts (são meio serrilhadas no Linux) e os Models para lidar com os componentes poderiam ser um pouco mais " úteis " do que realmente são hoje.

O Start da maquina virtual melhorou bastante, você deve saber mais do que eu Vítor... Pois você deve ter muito mais experiência programando em Java do que eu.

Quanto ao netbeans...

No Netbeans existem " libs " e suporte a muitos frameworks sem precisar baixar nada da internet, no eclipse você instala um plugin e reza para ele funcionar e muitas vezes sempre ocorre algum erro em algum lugar e você acaba se conformando.

Eclipse JEE é muito grande eu nunca vejo nada que justifique o seu tamanho, a melhor coisa que tem é o suporte a JSF \ JSP que é bem ruinzinho e lento, trabalho diariamente com ele e posso garantir, é lento mas é melhor do que nada, o suporte a JSF \ JSP do Netbeans não é lá essas coisas também.

Ja não temos mais BUILDS e Cleans intermináveis que existiam no NetBeans.

Concluindo, concordo em grande parte com artigo mais discordo somente no ponto que da a entender que o Swing é uma porcaria e as libs citadas GTK, QT são ótimas e que não possuem nenhum problema.

O papo era Netbeans ou sobre o Swing? acabei me confundindo... e escrevendo demais....

Abraço a todos...



- - Moacir

- - Posted in Jan 3, 2012 by 189.72.24.49

Netbeans e Eclipse são trash mesmo. Já tentou fazer uma aplicação EJB e rodar no JBoss utilizando o Eclipse por exemplo? Pior coisa que tem. Meu amigo, tem algo muito ruim esperando o pessoal de T.I. no futuro. Um monte de gente se especializando " em ler toneladas de documentação " mas que não sabe programar. O crescimento da quantidade de documentações é diretamente proporcional ao números de ferramentas que surgem, e que por sua vez também está diretamente relacionada ao profissionais que não tem o que fazer. Somando esses números e a falta de conhecimentos em programação, nos dá presentes como esses.

- - teste

- - Posted in Feb 17, 2012 by 189.27.115.189

Ainda no 2012, verção 7.1 NetBeans é lento! Feio!, o mono e mt melhor! e vs2010 optimo!

- - daniel

- - Posted in Apr 24, 2012 by 200.217.197.2

E realmente o desenvolvimento em Java deve ser absurdamente rápido. Digo isto, pois notei que todos os senhores acima encontram tanto tempo pra debater. Eu que venho do velho COBOL (que ainda vive em Mainframes) e hoje programo em C, C + +, VB e Delphi, detalhe sou autodidata e comecei aos 15 anos de idade, Não vejo o fim do túnel desta discussão. Conselho a todos fixe 80% do foco em programação, pois já vi muitas linguagens morrerem sem terem nem saído do berço, mais a lógico sempre se manterá imutável...



- - Vlademir.

- - Posted in May 13, 2012 by 177.145.33.90

Eu só uso Delphi 7 ou 2005, essas IDEs fracas como Netbeans e Eclipse são improdutivas, lentas, complexas, fraca orientação à RAD e só são usadas porque tem grandes nomes por trás, entenda-se tentativa de impor ferramentas e liguagem goela abaixo (mercado e faculdades maria-vai-com-as-outras), ques IDEs horríveis, não são usadas por seus méritos, são usadas porque " dizem " que não tem outra coisa melhor, mas tem, ah... tem sim!

- - gadriano

- - Posted in May 21, 2012 by 177.42.10.48

pega a versão 7.2 do netbeans, está super rápida, ótima como sempre foi.

- - juca

- - Posted in Jan 2, 2013 by 200.138.103.146

Gostei do artigo, vou experimentar o Monodevelop!

- - Pereira

- - Posted in Dec 9, 2013 by 200.223.48.50

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.