Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

MoonBunny

 MoonBunny é um jogo que foi desenvolvido como projeto para uma disciplina de graduação da UFRGS, chamada de Projeto em Computação Gráfica, no 2 º semestre de 2007. O objetivo do curso era produzir um jogo completo, obedecendo todas as etapas de desenvolvimento de um jogo, desde as interfaces iniciais e efeitos 3D, até o áudio e os vídeos finais do jogo. Sem dúvida uma das disciplinas mais trabalhosas da UFRGS, lecionada por outro Dr. genial: Prof. João Comba. Foram desenvolvidos 10 jogos, com ênfase para um muito bem adaptado River Raid 3D, um divertidíssimo Lindomar Fighters, uma cópia idêntica do Rock and Roll Racing.

 A disciplina chamou tanta atenção que os trabalhos finais foram apresentados em um auditório, com a presença de pessoas ilustres como o Rui Bastos, arquiteto da nVidia, e o Christian da Southlogic studios, além de outros professores, doutorandos, mestrandos e graduandos. O melhor jogo ganhou uma placa gráfica GeForce da série 8, o segundo, teceiro e o melhor segundo a votação popular, ganharam vales de R$ 50,00 cada.

O MoonBunny, melhor jogo do semestre e vencedor da placa gráfica, foi brilhantemente produzido por Félix Carvalho Rodrigues, Márcio Rocha Zacarias e Kao Cardoso Félix. Foi concluído em 6 meses e estaria pronto para ser vendido se não fossem os apelos da galera. Os três abriram a mão do código, seguiram o conselho geral e acabaram de liberar o jogo para download. Além da página do projeto no Google Code, eles também abriram uma lista de discussões.

 MoonBunny é um jogo para apenas um jogador que pode ser visto como uma mistura da mecânica de jogos de nave 3D como Star Fox e Rogue Squadron e jogos de ritmo como Pump It Up, Guitar Hero e Elite Beat Agents. O jogador controla a figura de um garoto com uma fantasia de coelho que voa por um cenário. Anéis estão espalhados ao longo desse cenário e o objetivo do jogador é passar por dentro deles e ao mesmo tempo apertar um botão correspondente. O aperto do botão  será julgado de acordo com o timing do jogador. Quanto mais sincronizado com o ritmo da música, melhor o julgamento. Ao final da fase o jogador receberá um rank simbolizando seu desempenho geral. Para auxiliar na execução dos comandos há um marcador no centro superior da tela e símbolos dos botões passam por ele, sendo que para obter o melhor julgamento o botão correspondente ao símbolo deve ser apertado no momento em que o símbolo está centralizado no marcador. Como auxílio visual extra os anéis tem cores relacionadas aos botões que devem ser apertados.

Contrariando todas as normas de um bom jogo e do bom senso geral aqui da UFRGS, o MoonBunny foi produzido com Python 2.4 usando a Panda 3D e a Pygame. Nada de C + + ou Microsoft XNA. Prova do feeling do grupo que soube identificar as melhores ferramentas e trabalhar com elas, independente do que o professor ou os colegas diziam.

Parabéns senhores, e sucesso nesta nova empreitada.    

The following pages are talking about "MoonBunny":

Posted in Dec 4, 2008 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Massa alemão,

Boa idéia divulgar o belo trabalho da gurizada!!!

- - Posted in Jan 9, 2008 by Giovane Kuhn

Bah, cara, valeu, vindo de ti vale muito pra mim e também pro resto do grupo.

Obrigado e vamos em frente sim ^ ^

o /

- - Márcio

- - Posted in Jan 10, 2008 by 143.54.13.143



- - ricardo

- - Posted in May 4, 2011 by 187.75.42.214



- - ricardo

- - Posted in May 4, 2011 by 187.75.42.214

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.