Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Metodologias e Visão Política

 Que tal pensarmos em metolodologias para desenvolvimento de software como visões políticas? É, uma analogia! O quadro ao lado mostra um espectro político " padrão ".  

" O espectro político é o conjunto das posições políticas em um determinado país, uma determinada região ou localidade, desde as de extrema-direita (fascismo, reacionarismo, fundamentalismo) até as de extrema-esquerda (Socialismo revolucionário, comunismo, anarquismo), passando pelas de direita (conservadorismo, liberalismo, neoliberalismo, libertarianismo), de centro-direita (liberalismo social, gaullismo, neogaullismo), de centro (centrismo, " Terceira Via "), de centro-esquerda (reformismo, social-liberalismo ou socialismo liberal ou liberalismo de esquerda) e de esquerda (social-democracia, socialismo reformista). Alguns consideram a social-democracia como centro-esquerda. " (Wikipedia)

Extreme Programming é extrema esquerda. Foco no povo, na comunidade, políticas sociais, anarquia, fortes ideologias e grandes estardalhaços. Idealista do comunismo revolucionário, a corajosa defensora do código coletivo e da ausência de regras burocráticas, acredita e enaltece os oprimidos, conquistando adeptos do proletariado onde quer que se apresente. O radicalismo e a instabilidade inerente a este grupo, somado as grandes mudanças que acontecerão caso esta classe domine, causa medo e apreensão na maioria das elites, que normalmente ironizam a categoria com frases como: " O mundo é perfeito! ", " Meus problemas acabaram ", etc.

No centro-esquerdo ou centro, temos o Scrum. Apesar de possuir idéias semelhantes aos partidos de extrema esquerda, os membros desta classe, não acreditam em uma revolução objetivando um sistema comunista, mas sim em uma evolução democrática. Fala-se muito em amplas reformas democráticas, mudanças graduais na legislação a fim de tornar o grupo em questão mais igualitário. Tende-se a desregulação, descentralização e poucos impostos.

Na direita, temos o RUP. Tradicionalista e conservador, o modelo preferido das elites aposta nas regras, é pessimista em relação aos homens e desempenha essencialmente um papel de regulador. O indivíduo está submisso a sociedade. É reflexo dela e, por isso, não é confiável. Alguns membros desta classe, acreditam que direitos como o à alimentação, à habitação e à saúde não são obrigações que podem ser impostas pelo Estado. O melhor governo é aquele que governa o mínimo possível, ou escolhe as regras mínimas para um bom trabalho.    

Não sou de engenharia de software, portanto, aguardo ajustes e descrições de novas metodologias.:)

Posted in Mar 7, 2011 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Acredito exatamente o contrário. O RUP com todas as suas regras seria mais a esquerda. Com um estado burocrático e onde as pessoas não tem liberdade para agir e pensar por si só. Tudo depende do estado, tudo precisa ser informado ao estado. Tudo precisa do aval e da assinatura do estado. Já o XP seria mais a direita, onde o estado seria mais liberal e não influiria nas decisões cotidianas das pessoas. Existindo somente um mínimo de exigencia legal, o estado mínimo. Dando liberdade a seus cidadãos para resolver problemas com criatividade e sem burocracia.

http://programandosemcafeina.blogspot.com

- - Tiago Albineli Motta

- - Posted in Jul 29, 2008 by 201.7.186.73

Tiago, esquerda não é sinônimo de estado opressor. Lembre-se que o nazismo era um movimento de extrema-direita. Lembre-se que os EUA invadem países e criam guerras a torto e a direito para impor seus interesses econômicos. O foco no " chão de fábrica " trazido pelo XP pode ser considerado, sim, de esquerda, seguindo a analogia do post. Além disto, não-interferência estatal e exaltação do indivíduo são os mais altos preceitos do anarquismo, uma idelogia de extrema-esquerda. Você pode discordar do post, claro, mas seus argumentos não são os melhores.

A analogia descrita no último parágrafo é que acredito furada, mas é interessante do ponto de vista da crítica radical (http://obeco.planetaclix.pt), pois os " libertarians " exaltam a liberdade do indivíduo ao mesmo tempo que se submetem ao totalitarismo do mercado.

- - Rodrigo

- - Posted in Aug 19, 2008 by 200.20.228.62

vai toma no anus

- - anus

- - Posted in Apr 12, 2012 by 200.144.12.23

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.