Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Implementação de Suporte a Modelos de Personagem Não Jogador em Dispositivos Móveis na Mobile 3D Game Engine

Nos últimos anos, jogos 3D para celulares têm recebido significativa atenção dos pesquisadores e incentivos fiscais do estado brasileiro. Ainda longe da qualidade gráfica dos jogos para computadores e consoles, os jogos para celulares, que sofrem pela severa limitação de memória e processamento dos aparelhos modernos, caminham a passos lentos. Recentes investidas contra estas difuldades criaram motores de jogos [1] com a finalidade de facilitar o desenvolvimento e otimizar os jogos. Este trabalho apresenta implementacão do módulo de importação e visualização de Personagens Não Jogador (PNJs) em um dos motores de jogos citados anteriormente, o Mobile 3D Game Engine (M3GE). Desta forma, foi adicionado o suporte a um formato de modelos chamado Quake II ’ s Models (MD2), muito utilizado para a modelagem de personagens para jogos, pois incorpora recursos de animação quadro a quadro. O trabalho não discute questões relativas à inteligência dos PNJs. São apresentados detalhes da implementação de importação e visualização dos modelos, bem como a demonstração de exemplos testes de desempenho de forma a validar a solução proposta. [PDF, Projeto]

Reference

Paulo C. R. Gomes, Cláudio Estácio e Vitor F. Pamplona. Implementação de Suporte a Modelos de Personagem Não Jogador em Dispositivos Móveis na Mobile 3D Game Engine . Proceedings of VI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment , Nov. 2007, São Leopoldo. Anais do SBGames 2007. Porto Alegre: SBC, 2007. v. 1. (ISBN: 85766 9154-X). p. 54-61. [PDF]

Paulo C. R. Gomes e Vitor F. Pamplona. M3GE: um motor de jogos 3D para dispositivos móveis com suporte a Mobile 3D Graphics API. Proceedings of IV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, Nov. 2005, São Paulo. Anais do WJogos. Porto Alegre: SBC, 2005. p. 55-65. [PDF]

Vitor F. Pamplona. Um protótipo de motor de jogos 3D para dispositivos móveis com suporte a especificação Mobile 3D Graphics API for J2ME. Blumenau: FURB, 2005 ( Monografia ). [PDF]  

BibTex

@INPROCEEDINGS{Gomes2007,  
author = {Paulo C. R. Gomes and Cláudio Estácio and Vitor F. Pamplona},
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em Dispositivos Móveis na Mobile 3D Game Engine},
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pages = {54-61},
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journal = {Anais do SBGames 2007},
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@INPROCEEDINGS{Gomes2005,
author = {Paulo C. R. Gomes and Vitor F. Pamplona},
title = {M3GE: um motor de jogos 3D para dispositivos móveis com suporte a Mobile 3D Graphics API},
booktitle = {Proceedings of IV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment},
year = {2005},
pages = {55-65},
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month = {Nov.},
publisher = {Porto Alegre, RS: SBC},
journal = {Anais do WJogos},
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Posted in May 23, 2009 by Vitor Pamplona - Edit - History

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