Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Fábrica de Testes

Genial! Vão lucrar muito! E estou falando sério. A empresa brasileira de TI, CPM Braxis, inaugurou uma fábrica de testes empregando até 400 pessoas. A empresa tem sua sede em Pato Branco (PR) mas atende os infelizes necessitados do país inteiro.

" Segundo a empresa, a fábrica terá foco nas atividades, que implica em testar aplicativos antes de entrarem em operação. Para cada solicitação será criado um projeto de testes único. O cliente escolhe o software que deseja avaliar e os profissionais da fábrica realizarão uma bateria de testes para detectar eventuais falhas durante sua execução. Após os erros serem encontrados e corrigidos, a ferramenta receberá uma certificação de aprovação. " (Fonte ComputerWorld)

Não conheço a empresa, muito menos quem trabalha lá, mas parabéns para aquele que teve a idéia. Genial e lucrativo por três motivos:

1 - Fazer testes é chato. Poucos gerentes gastam o tempo de sua equipe com isso. Muitos deles acham que testes são inúteis, outros não tem capacidade para bolar um bom plano de teste;

2 - Vários gerentes, executivos, líderes que sempre sonharam com um software sem bugs, vão adorar essa novidade. Afinal, terceirizar o teste é uma nova forma de transformar um problema de gerência em problema de processo e se livrar da responsabilidade. Agora teremos uma nova categoria de gerentes esquivadores, além daqueles que fogem de suas responsabilidades criando burocracia, estes fogem terceirizando o principal serviço de um desenvolvedor, o teste.

3 - O aplicativo ganha uma certificação. O que quer dizer que os clientes agora podem exigir a certificação da Braxis para as empresas de software. Muito longe das ISOs convencionais, a certificação da Braxis se adaptará ao software testado e, se a empresa for responsável, emitirá um certificado para cada build ou versão do software. Muito inteligente, pois certamente, cada rodada de testes será muito bem cobrado.

No mais, meus parabéns a CPM Braxis pela idéia e meus pêsames as milhares de empresas que irão optar por este serviço, das quais faço questão de ficar bem longe.

The following pages are talking about "Fábrica de Testes":

Posted in Dec 4, 2008 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Hahahahahahahahaha! Muito boa!

- - Posted in Feb 13, 2008 by 200.102.119.211

pqp Vitor... se você continuar xingando todo mundo assim... em breve não terá mais onde trabalhar...

Pense no seu futuro.

tsc tsc tsc

- - Eu

- - Posted in Feb 13, 2008 by 143.54.13.84

É verdade " - - Eu "! O Sucesso subiu a cabeça desse indivíduo, que já foi muito gente boa e humilde. Mas assim é a vida. Qaundo tomar a primeira porrada vai coloca ros pés no chão e pode ter certeza que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

- - 356

- - Posted in Feb 13, 2008 by 201.3.192.130

Impressionante, gerente bom é gerente demitido. Quem em sã consciência contrataria algo assim? É pedir para jogar dinheiro fora e ainda voltar com mais bugs que se tinha antes!!! Pelo menos lá fora algumas empresas CMMi 5 estão experimentando Agile - e finalmente caindo a ficha sobre TDD e agora BDD. Teste é ANTES e DURANTE, nunca SÓ no FIM do processo. tsc tsc.

- - AkitaOnRails

- - Posted in Feb 13, 2008 by 201.52.171.71

Pelo amor de Deus... concordo com o Vitor e com o Akita, vou ficar longe das empresas que optarem por este serviço.

Ah... e 356, o Vitor não deixou de ser humilde, só está 10 vezes mais exigente do que no passado.

- - Christiano

- - Posted in Feb 13, 2008 by 201.40.151.124

Perceberam a palavrinha mágica " certificado "? É isso que interessa para as empresas: ter um papelzinho com o nome do culpado impresso e assinado.: D

- - Daniel F. Martins

- - Posted in Feb 13, 2008 by 189.68.142.150

Ah, o legal de um blog é poder reclamar das coisas que nos deixam indignados, hahaha.: - P


- - Marcus Aurelius

- - Posted in Feb 13, 2008 by 201.25.44.237


Definitivamente estamos andando para trás...
Está medida é semelhante à especialização criada por Taylor há 2 séculos! E que já se provou estar completamente equivocada nos tempos de hoje.
Algum de vocês se lembra do filme: tempos modernos do chapplin?? bem, esperem... será igual...

Empresas como Toyota, Boeing, Google, Microsoft, AT & T, Dell não possuem esta postura... e convenhamos, são muito mais bem sucedidas do que a maioria das empresas do mundo... e o que eles utilizam?

- Bons profissionais e extremamente motivados (não um bando de digitadores que vão seguir roteiros de testes)
- Um sistema desenvolvimento que leve testes ao momento de produção, não após o software estar finalizado
- Tentativa real de eliminar qualquer desperdício. Isto é, sendo erros e bugs um desperdício de dinheiro da empresa, o sistema produtivo de software deve tentar criar um sistema sem que tais problemas ocorram, e não esperar que o sistema esteja pronto para que se verifique problemas...

- Terceirizar testes é tapar o sol com a peneira: Uma certificação por software não deve cobrir atualizações feitas no decorrer do tempo de desenvolvimento do sistema... sem contar que o real custo de um sistema está em sua manutenção (sim, akele bando de programadores mantendo um código porco e tentando cumprir requisitos absurdos)

Quando perceberem que o problema está no código produzido, e a forma com que ele é produzido, dai sim as empresas alcançarão reais benefícios de um desenvolvimento de software sustentável

" Software testing is made to prevent erros to happen, not to find them " - Mary Poppendieck

Mais informações:
http://malditacomedia.blogspot.com/search/label/Agile

- - Victor Hugo Germano

- - Posted in Feb 13, 2008 by 200.231.193.131



- - paula

- - Posted in Jan 13, 2009 by 189.79.196.144

Para uma fabrica de testes funcionar corretamente, os cenários de testes deveriam ser impecáveis, ai poderia-se ter macaquinhos de testes.

- - Antonio

- - Posted in Jul 3, 2009 by 201.7.98.54



- - valmir gomes da silva

- - Posted in Aug 30, 2009 by 189.70.8.123



- - valmir gomes da silva

- - Posted in Aug 30, 2009 by 189.70.8.123

Para os mais desiformados, a atividade de teste é aplicada desde 1961. A partir do BUG do milenio esta atividade teve grande crescimento no mundo, grandes empresas e corporações vem aplicado muitos investimentos na área.

Varias técnicas e metodologias vem sendo desenvolvidas e aplicadas com muito sucesso. Teste nao é esforço como alguns apontam e como as empresas vendem a ideia, e sim i nteligencia, que começa nos levantamentos de requisitos do SW.

Tais praticas vem crescendo muito, uma gama vasta de ferramentas de apoio a estes processos são colocadas no mercado todo ano, afim de garantir a qualidade do produto.
O dia que a equipe de desenvolvimento, sistemas e testes falaram a mesma linguagem teremos produtos mais confiaveis, sustentaveis e manuteveis.

Em foco, o desenvolvedor nao faz teste de carga, performance e stress, tambem nao faz teste de segurança e vunerabilidade. Poucos ate deixam de fazer o basico - teste de cobertura de codigo. Alguns analistas nao testam a documentação, tambem nao se atentam ao " caminho feliz " e robustez do sistema a ser desenvolvido.

Voce confiaria num Internet Bank que não passou por nenhuma bateria de teste, ou se sugeitaria a uma cirurgia, onde o equipamento com o devido software estaria lhe monitorando o tempo inteiro, antes, durante e apos uma cirurgia?

Espero ter dar minha colaboração e lamento estarmos tão afastados do mercado global!

Rodrigo

- - Posted in Jan 19, 2010 by 200.168.1.219

Só pra avisar que a Fábrica de Testes da CPMBraxis foi um fracasso total, muito investimento, pouco trabalho e o que todos imaginavam aconteceu, o FIM da fabrica de testes!!! o sonho acabou...

- - Alex

- - Posted in Feb 1, 2010 by 189.75.183.45

Só pra avisar que a Fábrica de Testes da CPMBraxis foi um fracasso total, muito investimento, pouco trabalho e o que todos imaginavam aconteceu, o FIM da fabrica de testes!!! o sonho acabou...

- - Alex

- - Posted in Feb 1, 2010 by 189.75.183.45

A Fábrica de Testes da TIVIT montada em São José dos Campos em 2008 também foi pro buraco.
Aposto que essa ninguém sabia!!
Testes está sendo tratado como uma atividade essencial para os projetos, porém ninguem quer pagar bem por isso.
Sou analista de teste certificado e com uma puta experiência em TI, porém quando você vai pra entrevista querem pagar pouco e exigem muito.
É uma carreira onde o topo é Analista Senior, chegou nesse nível, não conte com mais nada.... porque as empresas dão prioridades para desenvolvedores serem líderes de produtos e projetos.
É ilusão a área.

- - Klebão

- - Posted in Mar 4, 2010 by 189.77.212.140

Na minha opinião, não gosto do conceito de " fábrica " pois ela trata o testador como um operário, um repetidor, quase um autômato. Teste é arte, é conhecimento, é criatividade. Na fábrica, essas coisas são inibidas e deixadas de lado em nome de um processo. Acho que tem que haver processo, desde que ele deixe espaço para a criatividade e para a inovação.


Jetro

- - Jetro Weber

- - Posted in Mar 30, 2010 by 161.148.39.52

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.