Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Ciência

É difícil definir ciência. Já vi gente dizer que faz ciência só porque faz algo novo ou que ciência é só uma idéia nova. Alguns dizem que ciência é publição, outros dizem que fazem ciência só porque estudam algo que eles ainda não sabem. Já vi gente dizer que não há diferença entre ciência e desenvolvimento na computação. Eu mesmo já disse que a ciência da computação, há muito tempo, não é mais ciência. Mas é tudo falácia.

A melhor definição para ciência está na Wikipedia:

" Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico; "

Como podem ver, ciência na computação não está ligada ao desenvolvimento e, por isso, um grande volume de trabalho simplesmente não é programação. Não é apenas fazer algo novo. A primeira palavra é a mais importante: Investigação . Isso é ciência. Não importa a área. Uma investigação sobre a verdade. A investigação por si só, porém, não basta. Ela precisa ser fundamentada e validada por métodos científicos. A validação é, certamente, a parte mais trabalhosa da pesquisa.

Por exemplo, há muito tempo atrás, alguém desenvolveu a idéia da computação quântica. A idéia é relativamente simples, mas o problema está em validá-la. Até hoje, ninguém sabe se é possível construir um computador quântico ou se este seria melhor ou pior que os nossos computadores atuais. Há pessoas que simplesmente dizem que computação quântica não funciona e nunca funcionará. Cabe a ciência investigar isto e descobrir, se a computação quântica é ou não válida.

Então, sempre que você for dizer que faz ciência, pense nos dois pontos chaves:

  • Qual a investigação que você está fazendo? Você está fazendo uma investigação ou apenas algo novo?  
  • Como você está validando a sua investigação? Quais métodos científicos você está aplicando?      

Lembre-se que:

  • Fazer ciência não está ligada a publicação. Você pode fazer ciência para você e não para o mundo.
  • Você pode fazer ciência localmente (investigando o que você não sabe), ou globalmente (investigando o que ninguém sabe), no entanto precisa seguir os dois itens acima.  

The following pages are talking about "Ciência":

Posted in Jan 21, 2009 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Nossa, formatação ficou péssima qdo passei do bloco de notas pra cá. Vou tentar de novo:

OK, vamos lá. Dessa vez concordo com o que você disse. Só queria saber o que você chama de método científico. Algumas pessoas fazem matérias sobre isso. Existe um método que deve ser seguido? Como você faz?

Atualmente faço doutorado e, durante toda minha caminhada acadêmica (graduação e Mestrado), não vi professores (e muito menos alunos) preocupado em explicar o que era o tal do método científico. Vou te falar qual é o método que a gente seguia: a gente tinha um problema que nunca foi resolvido antes. Aí começávamos a estudar várias teorias que poderiam ajudar a resolver o problema e daí começavamos o processo de validação. Se não funcionava, voltávamos a sala para discutir outras supostas teorias para resolver o problema. Muita vezes, como não podia deixar de ser, a solução acabava sendo muito mais simples do que imaginávamos. Por exemplo, uma vez estávamos tentando aplicar a Transformada de Hough para resolver um determinando problema sendo que, no final, foi resolvido com um teorema bem simples de comprimento de cordas em círculos, matemática de oitava série: D

Faço ciência? Considero que sim. Tenho um problema e tento achar uma solução que se aplica a esse problema. São estudadas teorias que podem ser aplicadas a problemas novos, essas teorias são testadas e validadas. Isso pra mim é uma ciência.

A ciência como conhecemos hoje foi imortalizada por Newton. Veja seu livro sobre Ótica, tem a versão traduzida para o português. Lindíssima! Ele fazia e refazia experiências para chegar as suas conclusões. Ele criava teorias e por isso fazia ciência.

A teoria que possibilitou a criação do laser foi criada uns 30 ou 40 anos antes de sua criação. Quem conseguiu " somente " construir o laser aplicou uma teoria que já existia, já que a teoria era " antiga ". Esse cara não fez algo novo, mas ele fez ciência? Pra mim ele fez sim, e fez como ninguém! Pegou uma teoria que já existia e aplicou a novos problemas. Isso pra mim também é ciência.

Alguns podem falar que por que programam faz ciência, já que pegam uma teoria antiga e aplica a novos problemas. Não considero isso como ciência, mas não considero isso ciência. Por um motivo muito simples, o problema que foi resolvido já foi resolvido por vários e explicado para outros tantos. Programar pra mim, em relação a ciência, é uma forma de validação de resultados, nada mais. Aliás, claro que tem aquelas exceções de pessoas que fazem pesquisa com programação (quem sabe o Fortress não sai?)...

Bom, esse é meu ponto de vista sobre o que é ciência.

- - Eu

- - Posted in Apr 9, 2008 by 189.31.128.150

Concordo.

Métodos científicos são um conceito geral. É o que provavelmente você já faz, mas não sabia o nome. Embora só existam três tipos básicos de métodos científicos: dedutivo, indutivo e hipotético; existem inúmeras variações deles. Cada variação é criada para adaptar o método a uma área.

Em suma é esse método científico que vai garantir que a sua investigação esteja correta.

- - Vitor Pamplona

- - Posted in Apr 9, 2008 by 189.27.242.60

Você tem alguma sugestão de sites ou artigos sobre como fazer a validação de um método científico?

Desde já agradeço,

Ana Clara
Estudante de Medicina UNIVASF

- - Ana Clara

- - Posted in Aug 6, 2009 by 189.81.127.31

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.