Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Blogs Científicos

Uns tempos atrás eu me peguei navegando pela internet atrás de blogs de outras áreas em português. Queria descobrir que tipo de post eles escreviam, qual a profundidade da discussão, qual era o modelo de escrita e se seus autores eram conhecidos por seus blogs. Foi então que me lembrei de uma aula do meu professor de probabilidade e estatística que comentou sobre um blog chamado SemCiências do Prof, colega dele, Osame.

Na época em que conheci o blog, ele estava comentando uma pesquisa científica publicada em um journal científico que provara, estatisticamente, que as vacas preferem pastar com o corpo paralelo ao eixo norte-sul da terra. Isso não é muito científico - pensei. No entanto li o maldito e interessante artigo e assinei o feed. Através do Osame eu conheci o Anel de Blogs Científicos. Uma iniciativa bem legal de unir os blogs científicos lusófonos e tirar algumas estatísticas. Posteriormente eu conheci o divulgar ciência. Um bom feed.  

Quando marquei alguns feeds para ler no Google Reader já descobri muita coisa legal: atividade diária, linguagem simples mas específica, referências a artigos científicos e bastante conhecimento fluindo. Gostei muito e comecei a identificar algumas deficiências dos blogs da informática:

  1. Achismo excessivo em vários posts. Blogueiros achando que podem criar conhecimento do nada.
  2. Falta total de referências a livros e a artigos científicos. Aparentemente a solução proposta em algum blog é única e melhor que todos os artigos publicados sobre o tema e está sempre correta.  
  3. Alguns blogs completamente parciais. Imparcialidade das discussões em outras áreas é interessante.  
  4. Muito foco na experiência. Experiência é boa, mas ela por si só não gera conhecimento.
  5. Base dos posts em cima de produtos / buzzwords / tecnologias transientes cujos textos tem validade limitada.
  6. Muito blog pseudo-jornalístico. Notícias, notícias e mais notícias.
  7. Cópias descaradas de sites e entre blogs, desrespeitando completamente a propriedade intelectual.
  8. Autores com baixo nível de conhecimento e pouco exercício de leitura formal (livros e artigos).
  9. Mais e mais do mesmo.

Não estou dizendo aqui que os blogs não devem ter achismos e devem sempre citar uma referência. Também não estou dizendo que o meu blog está isento destes males. O que estou dizendo é que estes 9 itens estão ocorrendo em excesso (inclusive aqui) e estão prejudicando a blogosfera da informática.  

Mas, apesar desta lista, o que mais me marcou nos outros blogs foi o que eu aprendi lendo os posts, coisa que estava difícil de acontecer com blogs da informática. Um tipo de informação duradoura, algumas curiosidades, posts discutindo trabalhos científicos ou o estado da arte, citando pesquisadores, discutindo pesquisas, etc. Análises bem positivas e interessantes para um nerd como eu.  

Na Informática, por sua vez, não vejo blogs comentando o core de linguagens de programação, explicando em detalhes implementações complexas como o Lucene e mostrando o por que do each do ruby ser mais rápido que o for. Não vejo blogs explorando e apresentando algoritmos, não vejo blogs estudando e explicando performance, não vejo posts de IA, computação gráfica, teoria da computação, estrutura de dados, linguagens funcionais, probabilidade, robótica, etc. Em suma, não conheço blogs científicos na informática. Fato que me deixou bem triste quando li este post e não consegui comentar.

Na informática, só vejo blogs de engenharia de software, das novidades de Java (HáH!), Ruby, Python, alguns tutoriais básicos e superficiais de frameworks e linguagens desconhecidas, posts de como criar códigos sexy, alguns textos de dicas de software, notícias, eventos, só isso. Só coisa básica, superficial, nostálgica. Só informação que pode ser adquirida facilmente em vários sites. Parece até que a informática virou marketing pessoal.

Hoje eu não suporto mais posts sobre agile development, sobre testes, sobre a nova buzzword do momento, sobre o novo produto ultrapassado da Apple, etc. Hoje eu quero informação precisa e útil. Baixo nível. Quero detalhes. E vou começar mudando os rumos deste blog. De agora em diante, espero ser bem mais detalhista em meus posts. Vai dar trabalho, mas acho que será recompensador.    

Só para deixar registrado. Eu queria muito acompanhar um blog de BioTecnologia. Até hoje não encontrei um bom, que comente, em um bom nível, os artigos científicos da área, os avanços, as pesquisas, os algoritmos, os problemas, etc. Alguma dica?

Posted in Jan 27, 2009 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Nada contra ao estilo GIZMODO de ser. Mas po * * *! como eram divertidos (nada contra o científico também) o GameDev e o FlipCode.

- - Otávio

- - Posted in Jan 27, 2009 by 189.6.255.129

Vitor, existe o outro lado da moeda. Ficar o tempo todo escrevendo artigos científicos e ficar falando " mais do mesmo ".

Você como um mestre sabe que artigos científicos só prestam se começam e terminam repetindo com outras palavras o que as referências falam.

Não é atoa que a academia é ultrapassada em muitas coisas. Até hoje a maior parte das universidades não tem aula de Agile!

Acho ridículo escrever um artigo e ficar provando as coisas apenas repetindo os textos dos outros.
Para inovar as vezes é preciso lançar hipóteses e aguardar que elas sejam analisadas, debatidas. Se uma hipótese não for derrubada ela com o passar do tempo pode virar uma teoria. Mas quando ela surgiu era uma hipótese, sem referências.

Veja bem, hipótese não é " eu acho que "! Ela tem que ter fundamento mas diferente dos artigos científicos normais.

[] ' s



- - Carlos

- - Posted in Jan 27, 2009 by 201.53.191.136

Vitor, na minha opinião você respondeu no seu post o porquê desta situação " marketing pessoal ".

Lembra-se de como era a internet antes da febre dos blogs. As pessoas reuniam-se para discutir e expor novidades em poucos sites. Esta concentração naturalmente elevava o nível dos tutoriais e artigos publicados, porque o autor sabia que os frequentadores do site (muitas pessoas) criticariam / comentariam o seu texto / post.

Depois dos blogs, o que encontramos hoje é fruto desta individualidade, as pessoas querem aparecer, querem ter acessos aos seus blogs (quem sabe ganhar uma graninha com o propaganda do google) e para isto você só precisa de acesso e não de qualidade. Veja hoje a quantidade de artigos que são postados, por exemplo, nos portais de java JavaFree, GUJ e PortalJava, praticamente zero. E por que? Claro o autor vai postar no seu blog e tentar popularizá-lo.

Claro que não são todos os blogueiros, mas este mal de falta de qualidade, assuntos básicos, superficiais e muitas vezes mal escrito / organizado infelizmente vai continuar existindo.

Acredito que por causa dos seus estudos, você naturalmente esta mais antenado em questões científicas, referências, etc. Acho interessante sua postura de querer mudar o seu blog, mas não concordo que não existam blogs de qualidade, simplesmente você não os encontrou, porque estes blogueiros não estão interessados em " aparecer ", por isto a dificuldade em encontrá-los.

Apenas mais um detalhe, você questionar o que alguém escreve sobre linguagem ou frameworks desconhecidos é muito relativo, porque de repente para o autor e outras pessoas, mesmo que poucas, que estejam envolvidas seja interessante. Da mesma forma quando vc escreve no seu blog sobre algum linguagem, ferramenta ou assunto mais específico de computação gráfica, que provavelmente são interessantes para outras pessoas do meio, mas para outras não tem efeito nenhum.
Por exemplo, das pessoas que leem o seu blog, imagina quantas pessoas acharam interessante o seu post sobre CUDA e quantas este assunto simplesmente não faz a menor diferença.

- - lap_junior

- - Posted in Jan 28, 2009 by 201.7.144.4

@ Carlos

O mais do mesmo foi uma direta ao pessoal do movimento Agile, que trocam palavras mas dizem sempre a mesma coisa.

Lançar hipóteses fundamentadas qualquer idiota lança e é por isso que a blogosfera está do jeito que está. Muita hipótese e pouca discussão / análise sobre ela. Os pesquisadores não ficam famosos por suas hipóteses, quem fica famoso é o cara que provou a hipótese.

@ Lap_Junior

O meu post sobre Cuda é uma notícia / tutorial básico e superficial sobre uma buzzword do momento. A análise de performance que eu fiz posteriormente foi um post bem melhor.

Sobre o meu interesse sobre questões científicas, eu apenas percebi que devo gastar meu tempo em coisas mais duradouras (Técnicas / Algoritmos) e não tão transientes quanto produtos e tecnologias.

[] s

- - Vitor Pamplona

- - Posted in Jan 28, 2009 by 143.54.13.191

Esse é o Pamplona =)

- - Renato

- - Posted in Jan 28, 2009 by 189.6.131.75

Rapaz,
você é o cara mais palpiteiro que eu ja vi na minha vida..
Mudar formas de avaliação de alunos em universidades (http://vitorpamplona.com/wiki/Blogs+como+Forma+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o+de+Alunos+em+Universidades), como criar slides (http://vitorpamplona.com/wiki/Dicas+para+Criar+Slides), como criar um software (http://vitorpamplona.com/wiki/Como+Criar+um+Software), como revisar um artigo científico (http://vitorpamplona.com/wiki/Como+Revisar+um+Artigo+Cient%C3%ADfico),o que é autoplágio (http://vitorpamplona.com/wiki/Autopl%C3%A1gio)... e devem existir mais tópicos...
Você fica reclamando que blogueiros não tem profundidade em suas discussão e você nem mesmo lê o que você escreve. O que você entende de pedagogia? Veja bem, o Sr Vitor Pamplona, achou a solução para avaliar melhor os alunos, coisa que vários pedagogos tentam a anos...
Faça me o favor,
quantos artigos ciêntificos você já revisou? Quantos slides criou?
Vitor acho o seu blog muito legal,
mas evite falar (e por favor, evite reclamar) das coisas que você não sabe...
Antes de falar em como avaliar alunos, siga aquilo que você escreve aqui, estude e leia algumas obras referentes ao assunto...

- - Jefferson

- - Posted in Feb 2, 2009 by 189.58.81.103

Sou sim Jefferson. Sabe, está escrito ali no meio do post que o meu blog se encaixa nas minhas críticas. Acho que deixei isso bem claro, não foi? Portanto não precisa dizer que não leio meus posts. Eu sei que eu sou e não se preocupe, vou melhorar.

O que eu entendo sobre pedagogia? Entendo suficientemente bem para saber que muita coisa está errada. Só isso. Se não gostou, ou se você possui uma referência para o meu post sobre avaliação, por favor comente no post.

Sobre criar slides e revisar artigos científicos, já fiz muito disso sim. Muitos bons e muitos ruins. Como não existe referência científica para esse assunto, não há do que reclamar. Sim, não sei se você percebeu, mas ambos os posts contém dicas e não leis.

- - Posted in Feb 3, 2009 by Vitor Pamplona

teste

- - Kelly

- - Posted in Feb 6, 2009 by 189.27.230.146

oi

- - Kelly

- - Posted in Feb 6, 2009 by 189.27.230.146

Vitor, eu uso meu blog, entre outras coisas, para nao me esquecer de ideias momentaneas que me ocorrem enquanto navego, e que poderiam ser boas se aprofundadas. Dou palpite em tudo: essa é a diferença entre um intelectual e um simples academico. E acho que que vc sente falta nos blogs de informatica seria talvez um pouco de metamatematica e metacomputaçao, tipo os artigos do Chaitin no ArXiv, estou certo?

- - Osame Kinouchi

- - Posted in Feb 9, 2009 by 189.123.70.183

Vitor, porque o tal anuncio da " Logosofia " é tao pegajoso, aparece em um monte de blogs cientificos (inclusive o seu)? Achei esta pagina, pode te interessar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pseudoscience

- - Osame Kinouchi

- - Posted in Feb 9, 2009 by 189.123.70.183

Oi Osame,

Na verdade eu sinto a falta de referências. O pessoal da computação não tem costume de ler artigos e os que leem não tem blog: (

O anúncio da Logosofia está no google. Devem estar pagando bem por clique para dar prioridade ao anúncio. Devem também ter colocado algumas palavras-chave comuns no para o anúncio.

[] s

- - Vitor Pamplona

- - Posted in Feb 9, 2009 by 143.54.13.191

Olá Vitor,
Por acaso lhe encontrei. Também estou pesquisando por desejo de elaborar um blog, para escrever, trocar informações. Concordo com você, tem muito bobagem na internet, mais isso é positivo se considerarmos o caráter democrático desse canal de comunicação o grande problema é a desinformação das pessoas, em sua maioria, daí não possuirem capacidade de disernir o falso do verdadeiro, o certo do errado, enfim estamos em um país com graves problemas educacionais, carência de salas de aula, cursos de graduação e pós-graduação de péssima qualidade, entre outros problemas que você, com certeza já conhece, mas vale o exercício da democracia, a construção da crítica e a busca pela melhoria.
um abraço

- - Rosiane Pedrosa

- - Posted in Feb 7, 2011 by 187.41.36.54

Gostei muito da opinião Vitor, é isos que estou buscando para meu novo blog que nasceu ontem. Informações robustas e detalhadas que possam servir tanto para leigos quanto para pessoas instruidas.

meu blog: oceanomagnifico.blogspot.com

- - Leonardo maia

- - Posted in Dec 20, 2011 by 189.78.39.104

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.