Vitor Pamplona

Innovation on Vision: Imaging , Enhancement and Simulation

Autoplágio

Segundo a Wikipédia:

Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Autoplágio ocorre quando uma pessoa apresenta uma obra com partes de outra obra de própria autoria, sem qualquer referência a obra anterior. Enquanto o plágio é crime, o autoplágio é apenas antiético, a não ser que os direitos da primeira obra não sejam mais do autor.

No meio científico, a expressão autoplágio é generalizada para a dupla exposição do mesmo trabalho (mesma ideia) sem diferenças semânticas significativas (mesma solução) entre as versões, mesmo que toda a sintaxe do texto seja diferente. A princípio, este autoplágio científico não é nem antiético, nem crime, e poderia ser uma boa forma de divulgação dos trabalhos de uma pessoa. No entanto, como a CAPES avalia a produtividade de seus cientistas pelo número de publicações e não pelo conteúdo / qualidade delas, o autoplágio torna-se um meio de burlar a avaliação do sistema. Apesar da maioria dos pesquisadores repudiar o autoplágio de ideias, não é raro ver o mesmo trabalho sendo publicado em dois ou mais lugares diferentes.    

Assume-se que um artigo científico possui uma contribuição, que pode ser uma ideia totalmente nova, um estudo / avaliação / classificação aprofundado ou uma variação de uma ideia. De qualquer forma, o artigo cientifico deve possuir pelo menos 30% em contribuições originais. Ao publicar duas vezes a mesma ideia e a mesma solução com palavras diferentes e sem que uma referencie a outra, o autor está brincando com a comunidade científica, que não deveria ter deixado passar um dos artigos na revisão. Infelizmente, depois de publicado, não há o que fazer a não ser taxar o pesquisador como não ético.  

Plágio sempre será um crime, mas talvez um dia, quando a CAPES mudar a forma de avaliação dos cientistas para algo qualitativo,   o autoplágio de ideias torne-se ético e possa ser utilizado como forma de divulgação dos trabalhos do cientista.

The following pages are talking about "Autoplágio":

Posted in Oct 19, 2011 by Vitor Pamplona - Edit - History

Showing Comments

Acho esse tipo de coisa muito complicado.

Vamos supor que um cara está desenvolvendo uma idéia e publica aquilo num congresso xingling. No congresso, conversando com outros pesquisadores ele vê que a idéia dele tem aplicações que ele não imaginava, sendo muito mais relevante do que ele imaginava no princípio. Daí resolve mandar a mesma coisa pra algo bem maior, afinal um artigo que sai nos anais de um congresso brasileiro não tem o alcance que um que sai numa revista internacional Qualis A....

Nesse caso, é anti-ético? Nesse caso penso eu que não. No entanto, infelizmente a grande maioria é como os que você descreveu no texto. Faz um texto, publica em 10 lugares. Isso é lamentável.

- - HP

- - Posted in Jan 12, 2009 by 189.75.117.66

A sacada quando você descobre que seu trabalho vale mais que o que você achava é produzir mais. Você pode aumentar o trabalho: especializar, gerar novos resultados, fazer novas validações e generalizar o suficiente para ser uma nova contribuição. E não se esqueça de citar a revista inicial que você publicou.

No entanto, é sempre melhor tentar publicar em um nível superior ao nível das contribuições do trabalho. Vai que passa. Se não der certo, manda para um inferior.

[] s

- - Posted in Jan 15, 2009 by Vitor Pamplona

Alguém sabe informar a situação a seguir? Aluno de doutorado que escreve um trabalho de revisão bibliográfica aproveitando algumas partes da revisão da dissertação e do projeto de doutorado; porém agumas partes desse trabalho foram topicos novos que foram construidos. Isso é considerado autoplágio??? Por gentileza se alguém souber responda, pois me falaram isso e não concordei.

- - SANDRA REGINA.

- - Posted in Oct 29, 2009 by 201.48.234.2

" Vamos supor que um cara está desenvolvendo uma idéia e publica aquilo num congresso xingling.
< a href = http://www.faadooengineers.com/threads/3223-techNITi-2011-NIT-Jalandhar-Tech-Fest-2011-Sept.-16-18-2011 " > techNITi 2011


- - techNITi 2011

- - Posted in Aug 4, 2011 by 122.177.197.5

E a pessoa que leva o mesmo trabalho para congressos diferentes e tem o resumo publicado nos anais do congresso? Seria isso autoplágio? Porque pode ser apenas uma forma de divulgação do trabalho

- - Bárbara Silva

- - Posted in Dec 22, 2011 by 201.19.98.60

Add New Comment

Your Name:


Write the code showed above on the text below.